PEÇAS CIRÚRGICAS

São exames realizados em fragmentos de órgãos através de biópsias, de órgãos (por exemplo, vesícula, próstata), de conjuntos de órgãos (útero, tubas e ovários), membros do corpo (amputações). O material é encaminhado em recipientes contendo um líquido fixador (que conserva o tecido sem alterá-lo), devidamente identificado com o nome do paciente, juntamente com o pedido médico no qual deverão constar todas as informações necessárias para orientar o diagnóstico.

Biópsias –
São exames feitos a partir da análise de fragmentos de qualquer tecido vivo, utilizando um Microscópio Óptico, usando-se aumentos que habitualmente variam de 100 a 1000 vezes.

O laboratório de Patologia recebe o material coletado pelo médico responsável, por exemplo, a BIÓPSIA de estômago coletada durante uma endoscopia. Também recebe material de BIÓPSIAS provenientes de pequenas cirurgias ambulatoriais como a retirada de fragmentos do colo uterino pelo ginecologista, ou ainda peças de biópsias provenientes de grandes procedimentos feitos em centros cirúrgicos como a retirada de um útero com mioma, por exemplo. Este material é analisado tanto do ponto de vista macroscópico, ou seja, a olho nu, como do ponto de vista microscópico, para que então seja redigido o laudo anatomopatológico, que contribuirá na definição do diagnóstico e, consequentemente, do tratamento.

Este laudo será o resultado do estudo das alterações celulares e teciduais, analisadas pelo médico patologista, que é o profissional treinado e habilitado para auxiliar o médico atendente na tomada de decisões.

  • ENDEREÇO

Praça do Seminário, nº 229 – Cuiabá – MT

(65) 3624-4452, 3623-5959 ou 3623-5875 (Matriz)
(65) 3624-5754, 3051-3150 (Unidade Jardim Cuiabá)

  • REDES SOCIAIS

Copyright Intersistemas ©